12-07-2016

Marca forte para a sua loja

Se você acha que para construir a marca de sua loja é preciso apenas investir em publicidade, está enganado. As marcas, a partir de uma ligação mais íntima e complexa com o consumidor, para fortalecê-las, é preciso também, que estejam em contato constante com o público.

Apesar de desprezados, esses pontos de contatos – o caminhão da empresa, o atendimento do SAC, o uniforme, o treinamento dos funcionários, os benefícios exclusivos – ajudam a formar a imagem da marca. Além desses fatores, há outros, de origem interna, igualmente importantes para a reputação de uma empresa, como a relação com os funcionários, o ritmo de inovações pessoais, a valorização do quadro de pessoal, a missão empresarial, a responsabilidade social. Todos esses aspectos conjugados fazem com que a marca se torne única.

A construção de uma marca, contudo, começa dentro da empresa. Por essa razão, os funcionários precisam entender os valores que a marca deseja transmitir. Só assim poderão “vendê-la” corretamente ao público. Vestir a camisa, portanto, não basta. A marca deve ser reconhecida dentro da companhia, da mesma forma que é vista pelos seus consumidores.

Para a construção da marca, quatro aspectos principais devem ser administrados com atenção e competência:

- Conscientização: responsável pelo reconhecimento da marca no mercado.

- Associação: tudo o que remete o consumidor à lembrança da marca, imagem, atributos, personalidade.

- Qualidade percebida: responsável pelo valor atribuído à marca pelo público.

- Fidelidade: quando a relação é de lealdade com o consumidor, a marca garante fluxo de caixa à empresa. Isso ocorre porque o conceito de fidelidade, na prática, pode ser traduzido como “recompra”. Quanto mais consumidores estiverem dispostos a comprar novamente produtos ou serviços, maior será o impacto no fluxo de caixa. Em outras palavras, relações estáveis aumentam a capacidade de gerar mais negócios com as mesmas pessoas durante um período maior de tempo.

Consistência e continuidade são palavras chave, pois a marca escreve a sua história ao longo do tempo, enquanto os valores transmitidos aos consumidores vão sendo registrados. Quanto mais coerentes e consistentes forem as mensagens, mais facilmente serão assimiladas. Por outro lado, marcas que se comunicam sem regularidade, de forma confusa ou sem lógica, tendem a perder oportunidades de consolidar uma imagem coerente e sólida.

Construir uma marca, portanto, não significa investir apenas em publicidade e modernizações, ela se fortalece por meio de pequenos detalhes, que juntos, a tornam única e valiosa para o consumidor.