16.02.2024

Pesquisa da CDL aponta crescimento de 2,5% nas vendas de produtos e serviços durante o carnaval

O Carnaval no Brasil transcende a mera celebração festiva, revelando-se como um momento estratégico de vitalidade e cores, que impacta significativamente o cenário comercial. Este período não apenas incorpora a alegria contagiante das festividades, mas também se configura como uma oportunidade ímpar para explorar as intenções de compra que se entrelaçam com a efervescência carnavalesca.

Segundo uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), espera-se um aumento de 2,5% nas vendas de produtos e serviços no Carnaval de 2024 em comparação com o ano anterior, resultando em uma arrecadação estimada de R$ 50 milhões, com um ticket médio previsto de aproximadamente R$ 230.

Festividades

A pesquisa revelou as preferências dos foliões em relação ao tipo de festividade que pretendem participar. Cerca de 39% optarão por blocos de rua, 26% não têm uma preferência específica, 16% escolheram festas e bailes, 8% desfiles de escolas de samba, 6% ensaios de escolas, 2% trio elétrico, 1% outras opções e 2% não decidiram.

Intenção de compras

Quanto aos produtos mais mencionados para a intenção de compra neste Carnaval, a cerveja/chopp lidera com 51%, seguida por refrigerante (49%), comidas/lanches fora (48%), sucos/águas/energéticos (44%), itens para churrasco (39%), petiscos/salgadinhos (38%), fantasias (38%), roupas/calçados (36%), protetor solar (33%), vinho/vodka/cachaça (32%), biscoitos/guloseimas (30%), acessórios (23%), maquiagem (16%), preservativos (14%), repelente (10%), não decidiram (9%), jogos/brinquedos (6%), celulares (3%), ar condicionado/ventilador (2%), outras opções (2%) e TV (1%).

Serviços que pretendem adquirir durante o carnaval

Quanto aos serviços que os consumidores planejam adquirir durante o Carnaval, os mais comuns incluem bares e restaurantes (42%), transporte particular (40%), ingressos para festas (25%), hospedagem (20%), serviços de beleza (18%), aluguel por temporada (15%), passagens de avião/ônibus (13%), não lembram/não sabem (12%), entradas para trio elétricos/confecção de abadá (11%), revisão/manutenção de carro (10%), agência de viagem (8%), ingressos para parques (7%), outras opções (5%) e alerta de fraudes de documentos (2%).

Disposição para consumir no carnaval

A pesquisa também revelou a disposição dos consumidores em gastar durante o Carnaval. Aproximadamente 48% pretendem gastar até R$ 300, 27% de R$ 301 a R$ 600, 19% de R$ 601 a R$ 1.000 e 6% acima de R$ 1.000.

Formas de pagamento

Ao serem questionados sobre a forma de pagamento, a maioria indicou que pretende utilizar dinheiro (53%), PIX (48%), cartão de crédito parcelado (39%), cartão de débito (37%) e cartão de crédito à vista (25%).

Locais de compra

Considerando os locais preferidos para compras, os foliões mencionaram o centro da cidade (54%), lojas de bairro (42%), supermercados (40%), shopping centers (32%) e internet/lojas virtuais (16%).

Locais de passagem do carnaval

Quanto aos locais onde planejam passar o Carnaval, 44% afirmaram que pretendem participar dos eventos na cidade, 28% ficarão em casa, 16% optarão por retiros/acampamentos, 7% viajarão para outra cidade, 2% não decidiram e 3% escolheram outras opções.

Perfil dos entrevistados

O estudo entrevistou 60% de pessoas do sexo feminino e 40% do sexo masculino, com faixas etárias distribuídas entre 18 a 24 anos (18%), 25 a 29 anos (23%), 30 a 39 anos (40%), 40 a 49 anos (12%) e 50 anos ou mais (7%).

Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi conduzida por meio do Google Formulários, aplicada por aplicativos de mensagens instantâneas, entrevistas pessoais e ligações, no período de 08 a 16 de janeiro de 2024. Foram coletados 2.158 questionários de homens e mulheres maiores de 18 anos, residentes na zona urbana de Manaus.

Preparação

A festividade do Carnaval está marcada para ocorrer este ano de 10 a 13 de fevereiro. Erick Bandeira, empresário e diretor de operações da Tropical Multiloja, uma empresa com mais de 40 anos de experiência no ramo de utensílios variados, destaca que a empresa atende a dois perfis distintos de clientes: os artesãos e carnavalescos envolvidos na confecção de fantasias, e os foliões que estão ansiosos para aproveitar esse momento festivo.

Bandeira observa que os carnavalescos começam a buscar pelos produtos já em dezembro, enquanto os foliões costumam procurar apenas cerca de dez dias antes do início do Carnaval. Dada a sazonalidade peculiar no Amazonas, é necessário um planejamento com bastante antecedência, aproximadamente quatro meses antes, para garantir a disponibilidade de estoque quando os clientes carnavalescos começarem a procurar. No caso dos foliões, a antecedência é um pouco menor, em média de dois a três meses, pois o processo de reposição de mercadorias leva cerca de 30 dias até que os produtos estejam disponíveis na loja.

“Esta é uma ocasião altamente procurada, com uma longa tradição ao longo dos anos. Em determinados períodos, as pessoas tendem a desfrutar mais, resultando em uma maior demanda. Com a profissionalização dos blocos de Carnaval, testemunhamos um aumento significativo nas vendas de acessórios e fantasias. Nossa expectativa para este ano é baseada em uma abordagem estratégica de compra, alinhada às perspectivas de mercado. Investimos na aquisição e no abastecimento de produtos, acreditando que alcançaremos um crescimento sólido, estimado entre 5% e 8%, o que atenderá perfeitamente às nossas metas. Vale ressaltar que contamos com mão de obra especializada, um diferencial que atrai e fideliza nossos clientes”, disse Erick.