10.01.2024

Pesquisa da CDL Manaus prevê aumento de 5% nas vendas de material escolar no comércio manauara

O mês de dezembro não só marca as festividades de Natal e Réveillon, mas também é o momento propício para antecipar o planejamento financeiro do ano seguinte. Muitas pessoas aproveitam esse período para adquirir o material escolar, buscando maneiras de otimizar o orçamento doméstico.

Em meio a esse cenário, o planejamento e a pesquisa se destacam como aliados fundamentais das famílias que buscam economizar. A variação de preços entre diferentes papelarias pode ser expressiva, tornando essencial uma análise detalhada antes da compra. Além disso, é importante ter em mente que materiais escolares com personagens infantis costumam apresentar valores mais elevados, o que reforça a importância de uma escolha consciente para equilibrar as despesas.

A educadora financeira, Roberta Veras dá dicas de como economizar nesse período de compra de material escolar.

“Para conseguir economizar durante a volta às aulas, é essencial que os pais evitem levar seus filhos durante as compras. Isso ocorre porque, geralmente, as crianças tendem a escolher cadernos e mochilas associadas a personagens famosos, o que pode resultar em custos adicionais. Outro aspecto crucial é estabelecer parcerias com mães cujos filhos frequentam turmas subsequentes à do seu próprio filho. Ao entrar em um acordo e compartilhar a reutilização de livros com outras mães, você não apenas economiza, mas também promove uma ação sustentável”, disse.

Roberta salienta a importância de estabelecer, ao longo do ano, uma reserva estratégica dentro do seu orçamento mensal para custos recorrentes, como relacionados à educação.

Pesquisa

De acordo com a pesquisa conduzida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), a temporada de compra de material escolar está prevista para registrar um aumento de 5% em comparação ao mesmo período de 2023. A análise identificou que a lista de materiais escolares sofrerá um ajuste variando entre 12% e 19%.

Gasto Médio com Material Escolar

Os dados revelam que em 2022, a média de gastos com material escolar foi de R$ 420, aumentando para R$ 460 em 2023 e com uma previsão de atingir R$ 500 em 2024.

Quando Pretendem Realizar as Compras

A pesquisa evidencia que 40% dos entrevistados planejam realizar suas compras no início de fevereiro, enquanto 34% optarão pelo final de janeiro. Além disso, 20% já realizaram suas compras, 3% planejam comprar no dia anterior ao início das aulas, 2% após o início das aulas e 1% não sabem.

Meios de Pagamento Preferidos

Quanto aos meios de pagamento, 48% planejam efetuar o pagamento à vista, seja em dinheiro ou por meio do Pix. Outros 27% optarão pelo parcelamento no cartão de crédito, 13% preferem pagamento à vista no cartão de débito, 8% optam pelo pagamento à vista no cartão de crédito, enquanto 4% ainda não decidiram.

Critérios de Compra

Dos critérios analisados para a compra, 49% dos entrevistados consideram o preço como o fator mais importante, seguido por 13% que priorizam a qualidade, 12% que valorizam o atendimento, 11% que buscam facilidades no pagamento, 7% que levam em conta o local da compra, 5% que consideram a marca, 2% que mencionam outros critérios e 1% que não tem uma preferência definida.

Detalhes da Pesquisa

A pesquisa da CDL Manaus foi conduzida por meio do Google Formulários, utilizando aplicativos de mensagens instantâneas, durante o período de 21 a 31 de dezembro de 2023. A amostra contou com a participação de 2.125 pessoas da zona urbana de Manaus, abrangendo homens e mulheres maiores de 18 anos.

O público-alvo apresenta uma composição demográfica diversificada, com 65% de mulheres e 35% de homens. A faixa etária distribui-se da seguinte forma: 42% têm entre 30 e 39 anos, 26% estão na faixa de 25 a 29 anos, 16% situam-se entre 40 e 49 anos, 10% possuem 50 anos ou mais, e 6% estão na faixa etária de 18 a 24 anos