13.09.2023

Manacapuru sedia a 1a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Benzion participou na tarde do dia 25 de agosto da 1a Jornada de Interiorização do Desenvolvimento realizada pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

O evento realizado no auditório da faculdade do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC - Afya), situada em Manacapuru a 98,8 km de Manaus reuniu diversas autoridades, incluindo o presidente da CDL Manacapuru, Nazareno Batista, o presidente da CDL Iranduba, Ney Lopes, bem como o superintendente da Zona Franca de Manaus, Bosco Saraiva.

O apoio dado pelo município à realização do evento e a atuação conjunta entre Sudam, Basa e Sedecti, em prol do desenvolvimento regional, com extensão para o interior da Amazônia Ocidental, foram destacados pelo superintendente Bosco Saraiva, durante a abertura da jornada.

“Viemos aqui para inaugurar um evento fundamental para a vida de todos nós e, por isso, precisamos estar conectados com o universo dessas pessoas, especialmente dos empreendedores que investem para gerar emprego e renda. Na cabeça da Suframa atualmente, no seu competente corpo técnico e científico, reina a necessidade de promover a integração regional, e nós estamos efetivamente no curso dessa missão. Primeiramente, com a regionalização do desenvolvimento, que já atendeu aos estados do Amapá e Roraima, e que em setembro estará no Acre. E agora aqui em Manacapuru, com o apoio da prefeitura local, a quem só temos a agradecer pela receptividade e o sucesso do evento”, frisou o superintendente.

Os pólos pesqueiro, madeireiro e cerâmico foram ressaltados como grandes potenciais que podem receber apoio técnico para crescer ainda mais no município. “Isso faz parte do programa do governo federal para que a gente possa levar as informações nos lugares mais longínquos e integrar esses comerciantes, esses empresários aos incentivos oferecidos pela Suframa, pela Sudam e pelo Basa”, ressaltou Bosco Saraiva.

Informações

A programação começou por volta de 14h30 e foi encerrada no início da noite, com uma sequência de palestras proferidas por técnicos da Suframa, pelo coordenador-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais da Sudam, Jorge Valente, e pelo gerente-geral do Basa, Luiz Alberto Azevedo.

Os empreendedores presentes também puderam tirar dúvidas, junto aos palestrantes, sobre assuntos como incentivos fiscais; recursos de projeto de pesquisa e desenvolvimento da ZFM aplicados à Amazônia Ocidental e Amapá; apresentação de projetos; ações de interiorização executadas por meio de transferências de recursos da União; cadastro e compra nacional e importada com incentivo fiscal.

Também foram socializadas informações relacionadas à interiorização dos benefícios da Suframa para as empresas, à utilização de maneira assertiva (direta e compreensível) dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), além de poder conferir as oportunidades para investimento.

Financiamentos

Para o agricultor familiar Ivaldo Carlos Mendonça, conhecido como Maranhão, o evento foi positivo, particularmente na questão dos financiamentos. “Gostei muito das palestras. Como eu trabalho com gado leiteiro e tenho 15 cabeças de gado, a ideia é ampliar o negócio. Vou conversar com a minha esposa sobre isso”, disse o morador do município.