05.06.2023

Desembargadora do TJAM, Graça Figueiredo faz visita de cortesia à CDL Manaus

Em uma reunião informal no dia 24 de maio, os presidentes de Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas, (FCDL-AM), Ezra Benzion Manoa e o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus  Ralph Assayag receberam a Coordenadora Estadual da Comissão da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Estado do Amazonas, Desembargadora Maria das Graças Figueiredo, que na oportunidade estava acompanhada pelo secretário Administrativo da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Dr. Sidney Tadeu de Carvalho; pelo chefe de Gabinete, Dr. Igor Reis; pela Assistente Social  do 1º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Celi Cristina Nunes e o Assessor Jurídico Dr. Paulo Roberto Oliveira.

Além deles, estiveram presentes na reunião, a diretora da FCDL-AM, Roberta Veras, a diretora da CDL Manaus Mercedes Braz, o diretor da CDL Manaus Hélio Alexandre e o líder de equipe da UTV, Fernando Gadelha.

Durante a reunião foram abordados diversos assuntos, dentre eles os serviços prestados por autoridades da justiça no interior do Estado e as dificuldades causadas pela logística do Amazonas. Segundo a desembargadora, quando ela estava lotada em Humaitá, para vir a Manaus tinha que solicitar licença do Tribunal na capital e ir para Porto Velho.

O presidente da CDL Manaus, falou sobre a renúncia fiscal em relação ao combustível, as causas do preço baixar e aumentar em um período bem curto. Seguindo com a palavra, o presidente Ralph explicou como é difícil ser empreendedor no Brasil. Na opinião dos participantes da reunião, essa inconstância na economia nacional, é causada por ações do governo, na oportunidade citaram os investimentos em outros países, ao invés de ser aplicada essa verba dentro de nosso País. Ralph falou sobre os métodos de votação e quem está apto a votar nas entidades de classe, como a Fecomércio, a Associação Comercial do Amazonas, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, da FCDL-AM, da CDL Manaus.

Finalizando a reunião, foram citadas as ferramentas disponibilizadas aos associados, isso despertou a curiosidade da Assistente social Cristina que destacou as parcerias já existentes e às inúmeras ferramentas e mostrou-se surpresa com performance da CDL, com o aval da desembargadora Graça, falou do desejo de firmar parceria com a CDL Manaus, sobre o apoio em termos de qualificação para as mulheres amparadas pela medida protetiva da Lei Maria da Penha. Foi discutido o perfil de cada uma dessas mulheres, visando direcioná-las para determinadas profissões afins.