08.06.2022

Desembargadores Jorge Manoel Lins e Carla Maria dos Reis tomam posse como presidente e vice-presidente do TRE-AM

Os desembargadores Jorge Manoel Lopes Lins e Carla Maria Santos dos Reis tomaram posse para os cargos respectivamente, de presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) para o mandato do biênio 2022/20024. A solenidade de posse aconteceu na noite do dia 6 de maio, durante cerimônia realizada no Auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, no Centro Administrativo José de Jesus Ferreira Lopes.

O evento contou com a presença do governador do estado, Wilson Lima; do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade; do procurador-geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; dos desembargadores do TJAM, Délcio Santos, Flávio Pascarelli e Lafayette Carneiro; além do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, entre outras personalidades civis e militares. O desembargador eleitoral Márcio André Cavalcante discursou em nome do Tribunal Pleno, dando boas-vindas aos novos dirigentes. Em seu discurso, lembrou detalhes da infância e juventude do novo presidente da Corte, emocionando a todos presentes. A competência da desembargadora Carla Reis também foi enaltecida.

Por sua vez, o desembargador Jorge Lins agradeceu as homenagens, dizendo-se profundamente emocionado, emoção esta que tomou conta da sua fala, no momento em que lembrou de sua mãe, a quem prestou homenagem e declarou gratidão. Em sua fala, declarou que ser incumbido desse cargo é a realização de um sonho e deixou claro que sabe que estará fazendo frente a uma eleição desafiadora, explanando que o grande desafio serão as “fakes news”. Ele também defendeu de forma veemente as eleições eletrônicas dos ataques infundados que tem sofrido e, por fim, prestou homenagens à sua esposa, filhos e neto.

Jorge Manoel Lins

É formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, trabalhou como servidor do Judiciário; foi nomeado juiz em 1985, atuou nas Comarcas de Boca do Acre, Anori e Parintins; em Manaus, onde atuou nas áreas Cível e Criminal; exerceu o cargo de juiz auxiliar da Presidência e da Vice-Presidência do TJAM. Foi promovido a desembargador em 2011. Atuou em Zonas Eleitorais em Eirunepé, Envira, Boca do Acre, Pauini; presidiu eleições municipais em Ipixuna, Guajará e Manaus, e, como desembargador, foi membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas de 2018 a 2020; foi eleito como vice- -presidente e corregedor do atual biênio 2020 a 2022.

Carla Maria Santos

É graduada em Direito e em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas; possui mestrado em Direito de Família e das Relações Sociais pela PUC de São Paulo. Iniciou a carreira como juíza da Comarca de Urucurituba e depois foi titular da 2.ª Vara da Comarca de Itacoatiara, onde também foi juíza eleitoral. Foi juíza da 1.ª Vara de Família, Sucessões e Registros Públicos. Foi a primeira juíza da Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Também atuou como juíza eleitoral da 58.ª Zona Eleitoral de Manaus. Em 2010, foi promovida a desembargadora do TJAM. Desde julho de 2020 ocupa o cargo de vice- -presidente do Judiciário Estadual. Integra a Primeira Câmara Criminal do TJAM, preside a Comissão de Assédio Moral e Sexual do TJAM e a Comissão de Memória da Corte; também é vice-presidente da Comissão de Teletrabalho do Poder Judiciário amazonense