24.07.2017

Vendas do Dia dos Pais devem ter alta de 1,65%

As vendas para o Dia dos Pais, neste ano dia 13 de agosto, devem apresentar crescimento de 1,65% em relação ao ano anterior, de acordo com a pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus). O ticket médio de compras é de R$ 80. A receita bruta dos lojistas é estimada em R$ 73,3 milhões.

A pesquisa apontou que os filhos e demais consumidores vão comprar para presentear seus pais. No topo da lista estão os itens de vestuário (25,3%), seguido de calçados (21,7%), perfumes (11%), aparelho celular (10,4%) e joias e relógios (9,4%). Os cinco itens também foram os pais citados na pesquisa do Dia dos Pais do ano passado.

Os pais, também, responderam aos questionamentos dizendo o que desejam ganhar no próximo dia 13 de agosto: 20,2% disseram que pretendem ganhar vestuário; 10,2% pretendem ganhar celular; 9,0% pretendem ganhar calçados/cinto/porta cédulas; 8,8% pretendem ganhar joias e relógios; e 8,5% pretendem ganhar viagem.

Compra e pagamento

Os entrevistados responderam, ainda, onde desejam comprar os presentes dos pais e a maioria disse que deve comprar nas lojas do Centro de Manaus (42,8%). Em seguida aparecem os shoppings (27,1%), as lojas de bairros (22,8%), e 1,3% devem fazer compras em lojas virtuais.

Segundo a CDL Manaus, os dados demonstram que o comércio tradicional da cidade, ainda é muito forte, e detém a preferência da maioria dos consumidores de Manaus. Fica evidente, também, o papel dos Shoppings que vem evoluindo como centro comercial dinâmico e, ainda, a participação dos comércios de bairros que é uma boa opção, também, para os consumidores.

Quanto a forma de pagamentos, 58% disseram que pagar o presente com dinheiro, 40,59% vai utilizar o cartão de débito, 30,49% o cartão de crédito, 30,25% optaram pelo cartão das lojas, 19,25% no crediário ou carnê e 13,50% não sabem como vão pagar suas compras.

Consumidor

A pesquisa apresenta, também, que as mulheres estão mais dispostas a presentear seus pais. O número das que vão participar nas aquisições para este dia corresponde a 59,46%. Já os homens do total dos entrevistados somente 53,98% pretendem presentear seus pais.

Quanto à renda familiar destes consumidores a pesquisa da CDL Manaus apresenta que 24,5% tem renda entre R$ 1.1 mil a R$ 1.3 mil; 28,1% tem renda entre R% 1.3 mil a R$ 2.5 mil; e 13,8% tem renda entre R$ 2.5 mil a R$ 3 mil.

Dos entrevistados quanto sua intenção de presentear alguém neste Dia dos Pais, 62,6% disseram que vão presentear o pai, 18,8% esposo, 3,5% filho, 3,0% a mãe e 2,5% avô.

Confira a pesquisa na íntegra: http://bit.ly/2tTwCi3

Agência CDL