25.09.2015

No Dia das Crianças, peças de vestuário e brinquedos são principais opções de presente, afirma pesquisa da CDL Manaus

Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojista de Manaus (CDL Manaus) mostrou que 85% dos entrevistados pretendem presentear na data, e este fato contribui para que esta seja uma das épocas mais esperadas e rentáveis para o comércio, não só no estado, mas em todo o país.

A expectativa dos lojistas é que neste ano, a média de crescimento seja de 1% em relação ao ano passado, o que resultaria em um valor em torno de R$ 41.866 milhões de receita bruta. De acordo com o levantamento, as mulheres devem presentear mais do que os homens como de costume. Entre elas, 60% devem presentear, enquanto eles 47%.

Um ponto interessante é que mesmo diante do cenário econômico atual os consumidores estão procurando não se endividar com o cartão de crédito, e preferem pagar os presentes em dinheiro: 68% dos entrevistados assumiram que vão comprar à vista; 26% devem pagar com cartão de crédito e apenas 4% com cartão da loja. E, essas compras devem ficar em torno de R$ 101, segundo a pesquisa.

Peças de vestuário e brinquedos são os principais itens escolhidos para presentear, os mesmos em relação ao ano passado. Os dados apresentados registram que 22,8% dos entrevistados na cidade pretendem presentear no Dia das Crianças de 2015, com alguma peça de vestuário; 20,8% com bonecas; 10,8% carro com ou sem controle remoto; 9,8% com bicicleta; 5,3% com Playstation/vídeo game.

Comércio

Quanto à opção dos consumidores para comprar seus presentes neste Dia das Crianças, 48,5% pretendem comprar no comércio do Centro da Cidade; 31% pretendem comprar no comércio do Bairro; 18% pretendem comprar nos Shoppings; 0,9% pretendem comprar no Supermercado.

*Faça download da pesquisa completa.

Agência CDL