29.05.2015

CDL Manaus realiza reunião com o MPE-AM

No dia 28 de maio, no auditório "Nação Lojista" da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), na Djalma Batista, foi realizada reunião almoço na qual os principais membros do  Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE), apresentaram os trabalhos desenvolvidos pelo órgão nos últimos anos.

Participaram da reunião o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL), Ezra Benzion Manoa, o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, o Procurador Geral do MPE, Carlos Fabio Braga Monteiro, o subprocurador geral de justiça do MPE, Jefferson Neves de Carvalho e os promotores de justiça André Virgílio Belota Seffair e Vicente Augusto Borges Oliveira, além de comerciantes de diversos setores.

Durante a reunião almoço o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag chamou a atenção ao trabalho realizado pelo MPE e como as investigações desenvolvidas pelo órgão  contribuem para uma melhor qualidade de vida,pois é por meio do MPE que são realizadas ações de fiscalização do cumprimento das leis.

O presidente da FCDL, Ezra Benzion, também ressaltou a importância do MPE, principalmente no interior do estado. Segundo o presidente, no interior  muitas vezes os interesses políticos se sobressaem aos interesses coletivos, e é o MPE que atua nesses casos para assegurar que todos os cidadãos tenham acesso aos mesmos benefícios, independente do grupo político que participem.

O procurador geral do MPE, Fábio Monteiro, agradeceu às palavras proferidas pelos presidentes da CDL Manaus e FCDL, e disse que o MPE esta à disposição para consultar, orientar e prestar informações a todos aqueles que procurarem. Lembrou que o número de promotores é o mesmo há quinze anos, mas, para contribuir com o desenvolvimento do estado o MPE está firmando parcerias com outros órgãos públicos.

Segundo Fábio Monteiro, a ideia não é disputar poder. "Na nossa visão, as instituições precisam trabalhar em harmonia, em conjunto, se não o resultado é pífio, quem ganha é a criminalidade, quem ganha são os infratores", disse.

O promotor André Seffair, reforçou o comentário sobre a realidade do interior, que algumas vezes por falta de uma fiscalização mais rigorosa nessas cidades, aqueles que estão no poder acabam se favorecendo ilicitamente, controlando o comércio e se aproveitando dos recursos públicos. Porém o MPE tem trabalhado forte para evitar essas ocorrências.

Monteiro e Seffair relataram algumas investigações que foram realizadas nos últimos, e anos e como os esquemas de desvio de verba, merenda escolar apropriação indevida foram desmantelados graças a atuação do MPE e como essas ações contribuem para que recursos que foram desviados voltem a ser destinadas à população amazonense.

No final da reunião o presidente da CDLM, Ralph Assayag agradeceu a presença de todos, colocou a organização à disposição do MPE e afirmou que a partir deste encontro a FCDL Amazonas, CDL Manaus e MPE estabeleceram um canal de comunicação entre si.

Futuro

Mais 12 promotorias serão abertas no estado para dar  maior suporte à população. Além disso, recentemente foram assinados termos de cooperação entre o órgão, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) e a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-AM), com o objetivo de aumentar a fiscalização e o cumprimento das leis.

Agência CDL