21.05.2015

CDL Manaus discute mudanças no horário comercial do Centro

Lojistas, comerciantes e representantes da Câmara Municipal de Manaus (CMM) se reuniram ontem (21) na Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) para discutir sobre a mudança no horário do comércio doCentro, proposta pelo vereador Mário Frota (PSDB) e debatida em audiência pública na CMM no último dia 7.

Entre as autoridades que estiveram presentes na reunião, estava o convidado pelo Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) para compor a mesa, Wilker Barreto (PHS), Presidente da Câmara Municipal de Manaus, o vice-presidente Hiran Nicolau (PSD) e alguns vereadores que os acompanharam, como Walfran Torres (PTC), Elias Emanuel (PSB), Glória Carratte, Alonso Oliveira (PTC) e Therezinha Ruiz (DEM).

Durante a reunião, o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, enfatizou que a possibilidade de alteração no horário de funcionamento do comércio tem que ser bastante discutida entre todas as partes envolvidas, porque, caso contrário, podem haver prejuízos aos trabalhadores e aos lojistas.

“Neste momento, não podemos mexer em nada. Estamos passando por uma crise, e na indústria, já houve muitas demissões. O comércio ainda tem o cuidado em não demitir. Estamos descartando a possibilidade de mexer em horários neste momento”, afirmou.

Além do presidente da entidade, outros trabalhadores do comércio também tiveram certo cuidado ao se posicionar sobre o tema. Valdirene Lopes, supervisora de cobrança da Casa do Eletricista, acredita que a mudança acarretará certos benefícios para os consumidores se houvesse maior segurança na cidade. “Tem que haver, por parte da prefeitura, governo e lojistas, uma preocupação com a questão da segurança, porque se esticar o horário, ficamos mais vulneráveis”, disse.

Outra questão que mereceu atenção na discussão é a possibilidadede perda da clientela, tendo em vista sua disponibilidade de horário e comodidade, já que na maioria das vezes, o consumidor prefere ir às compras logo após sair do trabalho, e não ir à suacasa para depois voltar ao centro.

“Mexer no horário é muito mais um sonho de algumas pessoas que não têm conhecimento sobre o que é comércio, principalmente o comércio do Centro.Hoje, quem manda na abertura e fechamento das lojas são os clientes”, salientou o presidente da CDL Manaus.

Ainda de acordo com Assayag, a crise tem feito algumas lojas começarem a reduzir o quadro de funcionários, e, caso esta medida fosse aprovada sem os devidos ajustes e muita conversa, os impactos poderiam ser vistos nas demissões de 30% a 40% dos estabelecimentos. “A solução seria estender o horário de abertura do comércio. Com isso, poderia ter mais pessoas empregadas. Mas, para isso, precisamos de segurança”, opina.

Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Ezra Azury, as mudanças poderiam ter bons frutos a longo prazo na cidade, devido ao crescimento, no entanto, elas não poderiam ser colocadas como uma imposição, mas bem elaboradas e repensadas para as necessidades do comércio e dos consumidores de Manaus.

“Alguns projetos assustam. E, esses,copiados de outras cidades para ver sevai dar certo em Manaus, são bastante assustadores. A cidade está mudando, e precisa de ações diferenciadas para o Centro, mas é preciso que haja um consenso entre os lojistas, para ver se é viável ou não essa mudança”, salientouAzury.

PROPOSTA

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM),vereador Wilker Barreto, ressaltou em entrevista que a câmara iniciou apenas uma discussão sobre a alteração no horário do comércio do Centro, com o intuito de melhorar o trânsito no local.

“Não é um Projeto de Lei, é apenas uma discussão preliminar sobre alternativas para melhorar a fluidez no trânsito. Entendo a preocupação da CDL Manaus, mas a CMM tem o papel de discutir de forma mais ampla as problemáticas.

Agência CDL