CDL Jovem - 05-05-2017

Com geração de 10 mil empregos, associados da CDL Jovem movimentam economia estadual

com-geracao-de-10-mil-empregos-associados-da-cdl-jovem-movimentam-economia-estadual

O ano de 2016 trouxe grande resultado em termos de geração de emprego e faturamento para associados à Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Manaus (CDL Jovem). De acordo com dados indicadores de uma pesquisa feita pela entidade, foram gerados e mantidos no ano passado, aproximadamente 10 mil empregos diretos, além de um faturamento de cerca de R$ 640 milhões no Amazonas.

A pesquisa de iniciativa da CDL Jovem, em parceria com a empresa Baré Junior, tem a finalidade de mostrar a força da entidade junto à sociedade. O material foi apresentado para um público de aproximadamente 60 jovens que compõem a base do núcleo.

De acordo com o representante da Baré Júnior, Eduardo Marques, a plataforma foi idealizada e gerida para que as pessoas possam entender um pouco mais sobre o perfil dos associados da CDL Jovem, com o objetivo de ser conhecida na sociedade e ter poder de barganha política para que a entidade possa ter voz nos órgãos legislativos, beneficiando os empreendedores do Estado. “A pesquisa mostra análises, dados, números de faturamento, geração de empregos, dentre outros quesitos. Um deles é saber como o associado da CDL se sente em relação ao mercado, a partir daí geramos resultados parciais”, comentou.

Dentre os resultados parciais referentes ao ano de 2016, está a geração direta de quase 10 mil empregos, multiplicado por quatro, que é a base de pessoas que constituem uma família, são beneficiadas cerca de 40 mil pessoas em todo o Estado; e milhares indiretos, por empresas terceirizadas e prestação de serviços,  o que resulta em um faturamento próximo de R$ 640 milhões dos associados à CDL que participam ativamente do movimento jovem e representa cerca de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) de Manaus.

Segundo o vice coordenador da CDL Jovem Manaus, Luiz Eduardo Leal, o projeto objetiva mostrar a estrutura organizacional e de emponderamento ao público externo. “A pesquisa foi idealizada para que a CDL Jovem possa ser reconhecida e referência na sociedade, principalmente, no ecossistema do empreendedorismo na cidade de Manaus. Em dezembro nós planejamos a pesquisa, a execução se deu nos meses de janeiro, fevereiro e março, onde foi preparada a apresentação em abril com o lançamento dos dados., comentou.

A pesquisa mostra ainda, o crescimento da economia no interior do Amazonas se houvesse o trabalho da entidade. Em Manacapuru, por exemplo, o PIB aumentaria cerca de 75%; seguido de Itacoatiara, 60% e Coari, em até 24%. Em contra partida, o trabalho dos jovens torna-se de extrema importância, quando a pesquisa aponta que 95% do capital econômico do Estado, concentra-se em Manaus.

Outro fator importante mostrado no estudo, foram as vantagens de mercado. Os associados acreditam que o sucesso do negócio está na qualidade dos produtos oferecidos (90%); logo em seguida vem a Marca (60%); tradição (30%); e preço (20%).

Os indicadores de origem dos fornecedores contabilizaram que os associados à CDL Jovem adquirem maior quantidade de produtos no Amazonas (49%); de outras regiões do Brasil (38%); e fora do país (13%).

Desafios a serem superados

Em 2016, a CDL jovem foi firme em qualidade e marca. Para 2017, o grupo pretende continuar com forte crescimento de mercado, trabalhar o marketing, preço, qualidade e produtos diferenciados, ajustar o modelo de negócio, novos parceiros, sobreviver em época de crise, aumentar o quadro de funcionários e melhorar a equipe, através de qualificação profissional.

Outras atividades

O núcleo CDL Jovem já definiu o cronograma de atividades para 2017. O planejamento contempla, além das tradicionais reuniões, apresentação de cases de sucesso, momentos de aperfeiçoamento e viagem de networking. Ocorrerá também eventos para envolver a comunidade e despertar o empreendedorismo em adolescentes, como a tradicional feira ‘Hora do Salto’, em alusão a Semana Global do Empreendedorismo e o Dia da Liberdade de Impostos (DLI), evento que virou case Nacional pelo sucesso em 2016.

Um dos projetos discutidos na reunião, foi a viagem denominada Trip CDL Jovem, que consistirá em um benchmarking em empresas multinacionais do estado de São Paulo, com o objetivo de os jovens conhecerem o processo sistemático e contínuo das práticas e resultados a serem implantados em empresas na capital do Amazonas, visando melhorar a sua competitividade.

A viagem contará com a participação de aproximadamente 30 jovens, que passarão entre os dias 23 e 27 de agosto em solo paulista com o desafio de conhecer e entender as práticas adotadas pelas possíveis empresas Uber, SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito, Ingresse.com e Cubo.