Notícia - 20-06-2016

CDL Jovem discute DLI 2016 e lança Inova Varejo

cdl-jovem-discute-dli-2016-e-lanca-inova-varejo

Representantes da CDL Jovem estiveram presentes em reunião que ocorreu no dia 16 de junho, na sede da CDL Manaus

Discutir sobre o Dia da Liberdade de Impostos (DLI), foi a primeira tarefa recebida pelos coordenadores da CDL Jovem após a realização do evento. O grupo se reuniu no dia 16 de junho na sede da CDL Manaus, para expor os pontos positivos e negativos do DLI 2016, alinhando estratégias para a próxima edição da campanha e contou com a presença do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas e também fundador da CDL Jovem Manaus, Ezra Azury Benzion.

Este ano, a ação do DLI foi realizada no Manauara Shopping, zona sul de Manaus, no dia 02 de junho. Cerca de 70 lojas do mall aderiram à campanha de conscientização sobre o peso da carga tributária.

Paralelo à Manaus, outras oito capitais brasileiras realizaram a ação no mesmo dia em postos de gasolina e lojas comerciais, repercutindo nas maiores emissoras de rádio e televisão do país, além do enorme impacto nas redes sociais.

Na capital amazonense, o DLI 2016 reuniu uma multidão de consumidores no Manauara Shopping, aproveitando os produtos ofertados sem os impostos embutidos pelo governo.

De acordo com o coordenador estadual da CDL Jovem Manaus, Erick Bandeira de Melo, a mudança no formato do DLI, que ao invés de ser realizado em posto de gasolina foi em um centro de compras, é uma ruptura que trouxe maior conscientização sobre a formação da carga tributária. “Antes realizávamos a ação em um posto de gasolina, mas junto às lojas de consumo, serviços e alimentos, atingimos um número muito maior de consumidores”, disse.

Bandeira se mostrou muito satisfeito com o feedback dos consumidores e lojistas do mall. “As lojas tiveram desempenho excepcional, inclusive nos produtos que estavam com isenção dos impostos, muitos bateram as metas de vendas antes do encerramento do expediente. No entanto, o melhor balanço de todos, foi que nós observamos a população vindo atrás de condições diferenciadas, preços acessíveis, e o melhor, eles entenderam que a carga tributária é muito alta e sem ela, podemos proporcionar preços menores”, enfatizou.

Durante a reunião, o presidente da FCDL-AM e fundador da CDL Jovem Manaus, Ezra Azury, fez uma retrospectiva das edições do Dia da Liberdade de Impostos, antes realizado em posto de combustível. Para ele, o DLI era uma coisa tímida e que precisava de ousadia. “Nós iniciamos as ações do DLI e até então seguíamos como uma receita de bolo, no entanto, era uma receita que já estava ficando sem gosto, ou seja, tudo que é muito repetitivo, acaba se tornando enjoativo, e até abril deste ano, estávamos caminhando para comermos da mesma receita. Em uma conversa paralela, tivemos a ideia de sugerir outro formato para a campanha e uma delas foi, justamente, o shopping”, disse.

Ele agradeceu a participação e o empenho de todos os envolvidos nessa edição do DLI. “Isso não aconteceria em hipótese alguma se não houvesse o engajamento de cada um que participou desde o planejamento até a realização da campanha. Nós fizemos uma coisa muito além do que nós imaginávamos, nós criamos uma data, que irá perdurar por muitos anos. Já temos três centros de compras brigando para que o DLI 2017 aconteça em sua sede, inclusive, já temos reuniões marcadas para definirmos alguns pontos”, enfatizou.

Benzion citou ainda, que o DLI 2017 vem com mais força e abrangência, e com o sucesso que a CDL Manaus teve nesta edição, quem tiver a oportunidade de representar o Amazonas na 55º Convenção Nacional do Comércio Lojista, será chamado para falar sobre o keiser total da campanha, “porque diversos presidentes querem saber como fizemos, pois eles irão fazer da mesma forma ano que vem. Vamos ensinar o Brasil como faz um DLI”, vibrou.

Inova Varejo

Um outro tema tratado no encontro foi o lançamento do ‘Inova Varejo’ um portal que disponibiliza diversos serviços para facilitar o desenvolvimento do empreendedorismo no jovem empresário.

O portal tem como objetivo promover e disseminar informações sobre ferramentas inovadoras, com baixo custo e de fácil aplicação para o varejista.

A convite da CDL Jovem, o ‘Imagina Coletivo’, responsável pelo projeto Imagina na Copa – criou e testou mais de 300 ferramentas inovadoras que impulsionam o comércio.

As plataformas mais relevantes foram selecionadas com base em três pilares: fácil usabilidade, baixo custo e escalável em diferentes cenários, com segmento nas categorias de administração, atração, exposição, retenção, vendas e pagamentos. Conheça mais no: inovavarejo.org.br.

Sobre a CDL Jovem

O Movimento Lojista Jovem, através da CDL Jovem – atua na formação e desenvolvimento do empreendedorismo no Jovem Empresário Lojista.

São empreendedores dos seus próprios negócios ou sucessores de pequenas, médias e grandes empresas que se reúnem para fomentar o empreendedorismo, através da integração de ideias, conceitos e, sobretudo experiências, visando a evolução do jovem, no competitivo segmento varejista.

A CDL Jovem tem atuação em 15 estados brasileiros e faz parte do Sistema CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – maior entidade varejista do Brasil, com mais 1.500 CDLs – Câmara de Dirigentes Lojistas em todo o país, contando com mais de 450 mil varejistas associados.